quinta-feira, 23 de junho de 2011

Kyuss Lives! - Hard Club - 22/06/2011

O que na teoria é mais um exercício de nostalgia (a reunião e digressão  de uma banda passados mais de 15 anos sobre o lançamento do último álbum de originais),  tornou-se na prática uma grande noite de rock’n’roll.
Os Kyuss separaram-se em 1997, após o que se tornaram uma banda lendária e influente, além de ex-banda do agora mediático e frontman dos Queens Of The Stone Age. Josh Homme não participa nesta digressão, mas terá sido também isto que terá feito o Hard Club encher com fãs que até há bem pouco tempo pensariam impossível presenciar as músicas do quarteto norte-americano ao vivo. Quarteto composto por Nick Oliveri, Brant Bjork e, claro, John Garcia (juntos nesta banda de 1988 a 1992) a quem se junta agora o novato Bruno Fevery  sob a designação Kyuss Lives!.
Visitaram o Porto, integrado numa vasta digressão europeia,  numa noite onde facilmente se percebe que os Kyuss têm um catálogo de músicas que permite a escolha de um setlist competente e sem grandes invenções,  onde cada música vai sendo acolhida por um público em apoteose, como se cada uma fosse o ponto alto da noite. O ínicio dá-se com Gardenia, o gelo quebra-se totalmente ao terceiro tema, Thumb e a partir daí todos as faixas emblemáticas são tocadas, com algum destaque para Green Machine, Supa Scoopa and Mighty Scoop, Sapaceship Landing e 100° ou até One Inch Man. Terá faltado a muito pedida Demon Cleaner, mas após o desenrolar de tamanha noite de rock’n’roll isso não será lembrado como mais do que um pormenor. Todos os fãs terão tido razões, e a avaliar pelos aplausos foi mesmo que isso que se passou, para sair do Hard Club com um sorriso nos lábios e o sentimento de ter presenciado a actuação de uma banda verdadeiramente especial.
A abertura do espectáculo esteve a cargo dos portugueses Black Bombaim que debitaram pouco mais de meia hora de excelente música, um concerto pequeno mas que chegou a empolgar a audiência. Em grande forma, mereceram e mostraram-se à altura da posição que ocuparam nesta noite.

Este texto foi escrito originalmente para News And Bytes.

Sem comentários:

Enviar um comentário