quinta-feira, 3 de junho de 2010

Grizzly Bear - Coliseu do Porto - 27/05/10

(c) cochise_GRIZZLY BEAR

Numa semana atípica no Porto, onde a proliferação de concertos (The XX, Shellac, Thee Oh Sees ente outros) foi a nota dominante, partimos em direcção ao Coliseu para ver uma das bandas revelação de 2009, que com o disco lançado nesse ano,"Veckatimest", se afirmaram no meio musical "indie".

Não foi de estranhar a fraca afluência ao Coliseu, não pela qualidade do concerto que teríamos pela frente, mas sim por a vasta oferta de concertos já mencionada. A "olhómetro", arrisca-se o milhar de pessoas, e já estamos a ser bonzinhos! Foi pena que tal tivesse acontecido.

Antes dos Grizzly Bear, fomos "confortados" por uma Cibelle a solo. Bem diferente do que vimos em Guimarães em 2007, onde se fez acompanhar de banda. No Porto, e 3 anos depois, foi uma Cibelle mais calma, sempre a interagir com o público e que nos entreteve durante 30 minutos.

Bem dispostos e aparentemente contentes (o Porto, segundo disseram e repetiram inúmeras vezes, deslumbrou-os) surgem dando as boas noites em português. E foi uma entrada em grande com "Southern Point". Surpreendem-nos com a faceta de músicos multifacetados, e na 3ª música do alinhamento a improvisação aparente arrebata-nos.
Em "Two Weeks", o hit do comercial televisivo, convidam Cibelle a entrar em palco e a acompanha-los nos coros.

Nesta fase o concerto revelava-se já grandioso, não só pelos músicos em palco, mas também pelo brilhante desenho de luz, que tornou ainda mais brilhante o concerto, explorando e bem a musicalidade dos "Grizzly Bear".

Perto do fim do concerto pedem a todos que se ponham de pé, como se estivessem numa discoteca numa sábado à noite. Saem de palco pouco depois, entrando para o encore final, onde terminam com a versão acústica de "All We Ask".
Revelou-se um grande concerto. O que se houve no disco transpõe-se para o palco. As vozes revelam-se acertadas e complementam-se. Grandes músicos que debitam grandes músicas e que em palco se revelam brilhantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário